home imagem2

icon facebook  icon youtube

Apresentação do Seminário de Lançamento da 4ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil

  APRESENTAÇÃO  
  PROGRAMAÇÃO SP  
  PROGRAMAÇÃO RJ  
  DOWNLOAD DA PESQUISA  

 

Apresentação

Seminário de Lançamento da 4ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil  - para apresentação e analise dos resultados da pesquisa,  aplicada pelo IBOPE Inteligência sob encomenda do Instituto Pró-Livro, no final de 2015.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil - é única em âmbito nacional que tem por objetivo conhecer o comportamento leitor e os indicadores de leitura dos brasileiros. Aplicada pela primeira vez em 2001, passou, em 2007, a seguir as orientações metodológicas do CERLALC-UNESCO com o objetivo de construir séries históricas e comparar com os resultados de outros países da IberoAmérica que seguem a mesma metodologia. Seguiu essa metodologia, com adaptações à realidade brasileira, em 2007, 2011 e, agora, em 2015. A cada edição buscou o aperfeiçoamentos acolhendo sugestões de especialistas que analisaram seus resultados. Ganhou legitimidade e, hoje, é citada em diferentes estudos, projetos e mídia especializada, tornando-se referencia quando se analisa hábitos e indicadores de  leitura dos brasileiros. Tem por objetivo, também, orientar políticas públicas do livro e leitura.

Esse estudo é a contribuição da cadeia produtiva, representada pelas entidades do livro: Abrelivros, CBL e SNEL, para orientar políticas publicas do livro e leitura e ações de fomento a leitura e acesso ao livro,  promovidas pela sociedade civil.

O Instituto Pró Livro – uma OSCIP, criada em 2007,  com o objetivo de fomento a leitura e de acesso ao livro -tem buscado manter o compromisso de aplicar a pesquisa a cada quatro anos e, para isso, conta com a participação e o patrocínio das entidades fundadoras e mantenedoras do IPL: ABRELIVROS, CBL e SNEL.

Sobre o Seminário:

Público-alvo - Dirigentes e especialistas de: ministérios e órgãos estaduais e municipais da educação e cultura; de órgãos não governamentais que promovem a leitura; da cadeia produtiva do livro e suas entidades. Pesquisadores, educadores, bibliotecários, voluntários e agentes culturais da leitura.

Objetivos Específicos:

  • Apresentar os resultados da quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que teve por objetivo conhecer: os indicadores de leitura; o perfil do leitor e do não leitor de livros; as preferências e motivações dos leitores; a percepção da leitura no imaginário; as tendências e as leituras em suporte digital e os canais e formas de acesso ao livro.
  • Reunir especialistas para promover a reflexão sobre a situação da leitura no país e sobre a efetividade das ações e políticas públicas do livro e leitura;
  • Confirmar o compromisso do IPL de viabilizar a construção de séries históricas sobre  indicadores de leitura.

 

b blogPesquisas e publicações Pró-livro

2016 premio IPL retratos
publicacoes2publicacoes4publicacoes2publicacoes3publicacoes4a

Principais projetos IPL

publicacoes5 plataforma
projetos1projetos2projetos3

 Instalações

instalacao01instalacao02instalacao03instalacao06
instalacao05
instalacao04

Políticas e entidades do livro
politicas1
politicas2
politicas3

 

Entidades fundadoras:    

mantenedores abrelivrosmantenedores cblmantenedores snel