27 de Maio – Forum Catarinense do Livro e da Leitura

FORUM CATARINENSE DO LIVRO E DA LEITURA 
PROGRAMAÇÃO 

 
Florianópolis, 27 de maio de 2013 
Auditório da SOL – Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte 
Rua Eduardo Gonçalves d—146—Ávila, 303 – Itacorubi – Florianópolis 
 
INICIATIVA: Projeto Bom de Ler – Cidade Futura – Parati (primeiras parcerias) 
 
Apoio Institucional FCC SOL CEC PNLL MINC Inst. Pro Livro 
 
 
Programação Preliminar 
 
14:00 – Abertura oficial do Fórum 
 
14:30 – Palestra com escritor Affonso Romano de Sant—146—Anna. Autor de Ler o Mundo (editora Global) entre outros. 
 
16:00 – Apresentação do Plano Nacional do Livro e Leitura e a proposta de Plano Estadual ( Plano Nacional do MinC e Planos Estaduais e Municipais – Proposta do Instituto Pró Ler). 
17:00 – Leitura da Ata de criação do Fórum: discussão e aprovação. Estrutura e Agenda do FCLL 
18:00 – Retratos da Leitura – apresentação do livro Instituto Pró-Livro, por Zoara Failla 
19:00 – Encerramento 
 
FORUM CATARINENSE DO LIVRO E LEITURA 
APRESENTAÇÃO 
O Estado de Santa Catarina e seus municípios tem o desafio de diagnosticar e estabelecer metas para o desenvolvimento dos indicadores de leitura, conforme preconiza o Plano Nacional do Livro e da Leitura – www.pnll.gov.br  
 
O FÓRUM CATARINENSE DO LIVRO E LEITURA pretende criar o ambiente de participação, criação e construção do Plano Estadual do Livro e Leitura, representando um esforço organizado de atuação entre a sociedade civil e o poder público. 
O objetivo do plano, a ser apresentado como contribuição da sociedade ao estado é assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas do livro. 
O evento é fruto de uma mobilização entre agentes e gestores públicos, privados e não-governamentais em favor da construção de diretrizes, estratégias e metas e ações para o desenvolvimento da cidadania por meio da leitura e suas mediações e da ampliação do acesso ao livro seja em ambientes escolares, em espaços públicos ou privados.  
Os Planos do Livro e Leitura são, enfim, um requisito de qualificação exigido pelo MinC e pelo MEC para apoio a ações e participação em editais e demais programas de incentivo do governo federal nas áreas da produção, da mediação e da leitura em todo o nosso Estado. As articulações para criação do PELL e dos PMLL servirão de base para conhecer as demandas da sociedade e as adequações das práticas de leitura às demandas das diversas comunidades de leitores que aguardam constituir-se nos 295 municípios de Santa Catarina. 
 
A criação do Fórum é fruto do I Seminário do Livro e da Leitura – Uma Tarefa de Vida, realizado em Florianópolis, no dia 3 de julho de 2012, evento que reuniu leitores e representantes de projetos e instituições ligadas à cultura do livro e da literatura de Santa Catarina. O Seminário foi uma iniciativa do Projeto Bom de Ler da Cidade Futura e Instituto da Parati, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura e o apoio do Instituto Pró-Livro e do Programa do Livro e da Leitura do Ministério da Cultura. 
Na ocasião, os mais de 100 participantes, de diversas organizações sociais, projetos de leitura e instituições públicas e privadas ligadas ao livro e a leitura – entre convidados, bibliotecários, editores, escritores, agentes de leitura – deliberaram, consensualmente, pela urgência da pauta da leitura em Santa Catarina diante dos indicadores apresentados na pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, e sobretudo, pela situação de nossas bibliotecas e projetos, dada a ausência de uma política estadual para o livro e a leitura.